Carta a James P. Cannon

Leon Trotsky

27 de Fevereiro de 1940

logotipo

Primeira Edição: Leon Trotsky, In Defense of Marxism, New York 1942.
Fonte: "Em Defesa do Marxismo", publicação da Editora "Proposta Editorial"
Direitos de Reprodução: © Editora Proposta Editorial. Agradeçemos a Valfrido Lima pela autorização concedida.


Querido amigo:

Estou respondendo a sua carta de 20 de fevereiro. Suponho que o Congresso já terá terminado, e creio que as questões táticas concretas que você analisa na sua carta, os seus movimentos imediatos dependem, no mínimo em 51 %, dos resultados deste Congresso.

Vocês estão convencidos de que a minoria no seu conjunto está se preparando para uma cisão e de que não podem ganhar ninguém. Aceito esta premissa. Por isso, era ainda mais necessário realizar um gesto de paz enérgico, antes do Congresso de Cleveland, com o fim de mudar radicalmente a linha, após eles terem se negado a dar uma resposta. Aprecio completamente sua avaliação a favor da necessidade de publicar um número de New lnternational preparando a opinião pública para uma cisão. Mas o Congresso da minoria realizou-se em 24-25 de Fevereiro, e o Congresso do Partido não se realizará antes do começo de Abril. Vocês dispõem de tempo suficiente para a proposta de paz, para a denúncia da negativa da minoria, e para a publicação do número de New International. Temos que fazer tudo, também com o fim de convencer as outras seções de que a maioria esgotou todas as possibilidades de manter a unidade. É por isso que nós três fizemos a proposta ao Comitê Executivo Internacional: é necessário também pôr à prova cada membro deste importante órgão.

Entendo bem a impaciência de muitos camaradas da maioria (suponho que esta impaciência está, freqüentemente ligada à indiferença teórica) mas devem recordar que os acontecimentos no Socialist Workers Party têm agora uma grande importância internacional e que vocês devem atuar não só em base às vossas apreciações subjetivas, por muito corretas que possam ser, mas também em base a fatos objetivos acessíveis a todos.

R. RORK (Leon Trotsky)
Coyoacán (México) D.F


Inclusão 02/08/2009