Carta a Martin Abern

Leon Trotsky

29 de Janeiro de 1940

logotipo

Primeira Edição: Leon Trotsky, In Defense of Marxism, New York 1942.
Fonte: "Em Defesa do Marxismo", publicação da Editora "Proposta Editorial"
Direitos de Reprodução: © Editora Proposta Editorial. Agradeçemos a Valfrido Lima pela autorização concedida.


Querido camarada Abern:

Tomei conhecimento, pelo camarada Cannon, da expressão que lhe é atribuída: "Isto significa a cisão". Ele escreveu-me em 28 de Dezembro de 1939:

"Seu documento já foi distribuído amplamente no partido. Até agora, ouvi só dois comentários definitivos por parte dos dirigentes da minoria Abern. depois de ler o título e os primeiros parágrafos, disse a Goldman: 'isto é a cisão'."

Conheço Cannon' como um camarada digno de toda a confiança, e não tenho nem a mais leve razão para duvidar da veracidade da sua comunicação.

Você diz que este informe "é uma mentira". Sei, por uma longa experiência, que em uma luta aguda, mal-entendidos deste tipo se dão freqüentemente, sem que exista má-vontade, de qualquer uma das partes.

Você me pergunta se fiz algum esforço para investigar a veracidade deste informe. Nenhum. Se o tivesse difundido em correspondência privada como fato conhecido por mim, teria sido desleal. Mas publiquei-o com a indicação "foi informado" dando assim a você a completa possibilidade de confirmar ou negar o informe. Creio que esta é a melhor investigação possível em uma discussão partidária.

Você diz no início de sua carta: "No passado não prestei atenção a muitas afirmações falsas, mas tomo nota, entre outras coisas, em sua carta aberta"... etc. Que significa aqui "muitas afirmações falsas"? De quem? Que significa a expressão "entre outras coisas"? Que tipo de coisas? Você não acha que suas expressões podem ser entendidas por camaradas sem experiência como insinuações vagas? Se, no meu artigo, há muitas "afirmações falsas" e "outras coisas", seria melhor enumerá-las exatamente. Se as afirmações falsas não são minhas, não entendo porque você as introduz na carta que me dirige. Também não posso entender como se pode "não prestar atenção" a muitas afirmações falsas se têm alguma importância política: isso pode ser interpretado como falta de atenção ao Partido.
Em qualquer caso, vejo com satisfação que você nega categoricamente a frase "Isto significa a cisão". Interpreto o tom enérgico de sua carta neste sentido, no sentido de que sua negativa não é formal, quer dizer, você não só nega a citação, como também considera, como eu, que a idéia da cisão é uma traição desprezível à Quarta Internacional.

Fraternalmente seu,
Cópia a Cannon.
Leon Trotsky
Coyoacán (México), D.F.


Inclusão 21/07/2009