Carta a John G. Wright

Leon Trotsky

19 de Dezembro de 1939

logotipo

Primeira Edição: Leon Trotsky, In Defense of Marxism, New York 1942.
Fonte: "Em Defesa do Marxismo", publicação da Editora "Proposta Editorial"
Direitos de Reprodução: © Editora Proposta Editorial. Agradeçemos a Valfrido Lima pela autorização concedida.


Querido amigo:

Li a carta que você enviou a Joe. Endosso completamente sua opinião sobre a necessidade de uma firme e implacável luta teórica e política contra as tendências pequeno-burguesas da oposição. Você verá em meu último artigo (que segue para você amanhã, por via aérea) que eu caracterizo as divergências da oposição de forma até mesmo mais dura do que a maioria. Porém, ao mesmo tempo, acredito que a implacável luta ideológica deva se realizar, paralelamente, com uma tática organizativa muito cuidadosa e prudente. Vocês não têm o menor interesse em uma cisão, mesmo se a oposição tomar-se, acidentalmente, majoritária no próximo Congresso. Não existe a menor razão para dar um pretexto para a cisão do heterogêneo e desequilibrado exército da oposição. Mesmo como eventual minoria, em minha opinião vocês deverão permanecer disciplinados e leais ao partido como um todo. Tal coisa é extremamente importante para a educação no autêntico patriotismo partidário, sobre a necessidade do qual Cannon me escreveu uma vez, e muito corretamente.

Uma maioria composta por esta oposição não durará mais do que uns poucos meses. Então, a tendência proletária do partido tornar-se-á novamente majoritária, com sua autoridade tremendamente aumentada. Seja extremamente firme, mas não perca a cabeça — isto afeta agora, e mais do que nunca, a estratégia da ala proletária do partido.

Com as melhores saudações e desejos fraternos
Seu,
Leon Trotsky
Coyoacán (México)

P.S.: o mal se origina em: (1) Má composição, especialmente no ramo mais importante de Nova Iorque; (2) Falta de experiência, especialmente dos membros que vieram do Partido Socialista (juventude). Não é possível superar estas dificuldades herdadas do passado com medidas excepcionais. A firmeza e a paciência são necessárias. L. T.


Inclusão 19/05/2009