Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo

Vladimir Ilitch Lénine

1920


Escrito: entre abril e maio de 1920.

Primeira edição: como panfleto, junho 1920.

Fonte da transcrição: 5ª edição, Global Editora, Brasil.

Transcrição: "O Vermelho".

HTML: José Braz para o Arquivo Marxista na Internet.


I - Em que sentido podemos falar do Significado Internacional da Revolução Russa

II - Uma condição Essencial do Sucesso Bolchevique

III - As Principais Etapas da História do Bolchevismo

IV - Quais foram os inimigos que o bolchevismo enfrentou, dentro do movimento operário, para poder crescer, fortalecer-se e temperar-se?

V - O comunismo “de esquerda” na Alemanha. Chefes, partido, classe, massa

VI - Os revolucionários devem atuar nos sindicatos reacionários?

VII - Deve-se participar nos Parlamentos Burgueses?

VIII - Nenhum Compromisso?

IX - O Comunismo de Esquerda na Inglaterra

X - Algumas Conclusões

Apêndice

Cisão dos Comunistas Alemães

Os Comunistas e os Independentes na Alemanha

Turati & Companhia em Itália

Conclusões Erradas de Premissas Correctas

Notas de Wijnkoop de 30 de Junho de 1920

Resumo

Com este já clássico trabalho, Lenine tenta resumir as lições que o Partido Bolchevique tirou do seu envolvimento em três revoluções no espaço de 12 anos e apresentá-las de forma própria para os Comunistas Europeus, já que era a eles que se dirigia. Além disso, Lenine desenvolve o significado da teoria da “Ditadura do Proletariado” e realça que os principais perigos para o movimento operário provêm, por um lado, do oportunismo, e por outro, do anti-Marxismo de extrema-esquerda.

A Doença Infantil do "Esquerdismo" no Comunismo foi escrito por Lenine em Abril de 1920, e o Apêndice em 12 de Maio do mesmo ano. Foi publicado na imprensa, de 8 a 10 de Junho em russo, e em julho em alemão, francês e inglês. Lenine controlou pessoalmente os prazos marcados para a composição e a impressão do livro, a fim de que ele fosse editado antes do início dos trabalhos do II Congresso da Internacional Comunista. O livro foi distribuído entre todos os delegados ao II Congresso. De Julho a Novembro de 1920, foi reeditado em alemão em Leipzig, em francês em Paris e em inglês em Londres. No manuscrito de A Doença Infantil do "Esquerdismo" no Comunismo há um subtítulo: Ensaio de palestra popular sobre a estratégia e a tática marxistas. Em todas as edições publicadas em vida de Lenine esse subtítulo foi suprimido. Na 4ª edição das obras de V. I. Lenine, A Doença Infantil do "Esquerdismo" no Comunismo foi publicada de acordo com a primeira edição do livro, cuja revisão foi feita por Lenine.


Fonte

Portal O Vermelho
Inclusão: 09/06/2003
Última atualização: 28/12/2023