O povo macaco

Antonio Gramsci

2 de janeiro de 1921


Primeira Edição: L'ordine nuovo, 2 Janeiro de 1921;

Tradução: Elita de Medeiros - da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/gramsci/1921/01/ape-people.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


O fascismo foi o mais recente espetáculo da pequena burguesia urbana no teatro da vida política nacional. O fim da miserável aventura Fiume é a cena final do show. Pode ocupar o seu lugar como o episódio mais importante no processo de dissolução íntima desta classe da população italiana.

O processo de cisão da pequena burguesia começa na última década do século passado. A pequena burguesia perde qualquer importância e renuncia qualquer função vital no campo da produção com o desenvolvimento da grande indústria e do capital financeiro: torna-se uma classe política pura e se especializa em cretinismo parlamentar. Este fenômeno, que ocupa grande parte da história italiana contemporânea, recebe muitos nomes em suas várias fases: originalmente é chamado de a chegada da esquerda ao poder; torna-se Giolittismo; é a luta contra os esforços kaiseristas de Umberto I; e desaparece como reformismo socialista. A pequena burguesia calcificou-se na instituição parlamentar: de organismo de controle da burguesia capitalista sobre a coroa e a administração pública, o parlamento tornou-se conversa e loja de escândalos, tornou-se um meio de parasitismo. Corrompido até os ossos, totalmente a serviço do poder governante, o parlamento perde qualquer prestígio entre as massas populares. As massas populares estão persuadidas de que o único instrumento de controle e oposição aos caprichos do poder administrativo é a ação direta, é a pressão externa. A semana vermelha de junho de 1914, contra os massacres, foi a primeira grande intervenção das massas populares na cena política para se opor diretamente aos caprichos do poder, para exercer verdadeiramente a soberania popular, que já não encontram expressão na câmara representativa: pode-se dizer que, em junho de 1914, o parlamentarismo na Itália tomou o caminho da dissolução, e junto com ele, a função política da pequena burguesia. A pequena burguesia, que perdeu definitivamente qualquer esperança de readquirir uma função produtiva (só hoje se mostra uma esperança desse tipo, com as tentativas do Partido Popular [Partito Popolare] de devolver importância ao pequeno proprietário agrícola, e com as tentativas dos funcionários da Confederação Geral do Trabalho [Confederazione Generale del Lavoro] para galvanizar o filho morto do controle sindical), procura, de todas as maneiras, manter uma posição de iniciativa histórica: imita a classe trabalhadora e vai para as ruas. Esta nova tática é usada nas formas e maneiras próprias de uma classe de fanfarrões, céticos e vigaristas: o desfecho dos feitos que tomaram o nome de dias luminosos de maio, com todos os seus reflexos jornalísticos, oratórios, teatrais, espetaculares. É como a projeção na realidade de uma história do Livro da Selva de Kipling: a história de Bandar-Log, do povo macaco, que se acredita superior a todos os outros povos da selva por possuir toda a inteligência, toda a intuição histórica, todo o espírito revolucionário, todo o sentido de governo, etc., etc. O que aconteceu foi que a pequena burguesia, que havia servido ao poder governante através da corrupção parlamentar, mudou a forma de sua prática de trabalho, tornou-se antiparlamentar e busca corromper as ruas.

No período da guerra, o parlamento decai completamente: a pequena burguesia busca consolidar sua nova posição e se engana que matou a luta de classes, assumiu a direção da classe trabalhadora e camponesa, substituiu a ideia socialista difundida para as massas com uma mistura ideológica estranha e extravagante de imperialismo nacionalista, de revolução verdadeira, de sindicalismo nacional. A ação direta das massas em 2 e 3 de dezembro, após a violência perpetrada em Roma por funcionários contra deputados socialistas, freia a atividade política da pequena burguesia que, a partir daquele momento, busca se organizar e alinhar em torno de patrões mais ricos e mais seguros do que o poder oficial do Estado, enfraquecido e exausto pela guerra.

A aventura Fiume é o motivo sentimental e o mecanismo prático dessa organização sistemática, mas parece imediatamente evidente que a base sólida da organização é a defesa direta da propriedade industrial e agrícola das investidas da classe revolucionária de trabalhadores e camponeses pobres. Essa atividade da pequena burguesia, oficialmente transformada em fascismo, tem consequências para a máquina estatal. [Depois de corromper e arruinar a instituição do parlamento, a pequena burguesia corrompe e destrói todas as outras instituições que são sustentáculos fundamentais do Estado: o exército, a polícia e o judiciário.] Corrupção e ruína levadas a cabo por si mesmas, sem objetivo preciso (o único objetivo preciso teria que ser a criação de um novo Estado, mas o povo macaco é caracterizado exatamente por sua incapacidade de estabelecer uma lei, de fundar um Estado): o proprietário, para se defender, financia e sustenta uma organização privada que, para mascarar sua verdadeira natureza, deve assumir armadilhas políticas revolucionárias e quebrar a mais poderosa defesa da propriedade, o Estado. A classe proprietária repete, para o poder executivo, o mesmo erro que cometeu para com o parlamento: ela acredita que pode se defender melhor das investidas da classe revolucionária abandonando as instituições do Estado aos caprichos histéricos do povo macaco, da pequena burguesia.

A pequena burguesia, mesmo nesta última encarnação política do fascismo, mostrou-se definitivamente na sua verdadeira natureza de servidora do capitalismo e da propriedade fundiária, de agente da contrarrevolução. Contudo, também mostrou que é fundamentalmente incapaz de realizar qualquer tarefa histórica: o povo macaco enche a imprensa, não faz história, deixa rasto nos jornais, não oferece material para escrever livros. A pequena burguesia, depois de arruinar o parlamento, está arruinando o Estado burguês: substitui, em escala cada vez maior, a violência privada pela autoridade da lei, exerce (e não pode fazer de outra forma) essa violência caoticamente, brutalmente, e levanta contra o Estado, contra o capitalismo, camadas cada vez maiores da população.


Inclusão: 09/10/2021