MIA - Secção em Português
Dirk Jan Struik
foto de Dirk Jan Struik

Matemático nascido na Holanda, frequentou a Hogere Burgerschool nl (HBS), aonde foi apresentado à política de esquerda e ao socialismo por seu professor Mister van Dam. Em 1922, obteve seu doutorado em matemática na Universidade de Leiden. Em 1924, financiado por uma bolsa de estudos Rockefeller, viajou a Roma para colaborar com o matemático italiano Tullio Levi-Civita. Foi em Roma que desenvolveu pela primeira vez um grande interesse pela história da matemática.

Em 1926, ele recebeu ofertas de cargos na Universidade Estadual de Moscou e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Decidiu aceitar o último, onde passou o resto de sua carreira acadêmica. Durante a era macartista nos Estados Unidos, foi acusado de ser um espião soviético, acusação que negou veementemente.

Ingressou no Partido Comunista da Holanda em 1919, e permaneceu membro do partido por toda a vida.

Quando questionado, por ocasião de seu 100º aniversário, como ele conseguia escrever artigos de periódicos revisados por pares em uma idade tão avançada, respondeu alegremente que tinha os "3Ms" de que um homem precisa para se sustentar: Matrimônio, Matemática e Marxismo.

Além do trabalho puramente acadêmico, Struik ajudou a fundar a revista Science & Society, uma publicação marxista sobre história, sociologia e desenvolvimento da ciência.

Fonte: Wikipédia