MIA - Secção em Português
Movimento Communista
capa revista
Criada em janeiro de 1922 como instrumento de informação e propagação das ideias marxistas no Brasil. O Partido Comunista do Brasil (PCB) só viria a ser fundado em março de 1922.
"A instituição deste partido, por sua vez, foi antecedida por um intenso debate no seio da liderança operária acerca da natureza e desdobramentos do processo revolucionário russo, da validade ou não da estratégia e da tática dos bolcheviques, da pertinência ou não da criação, no Brasil, de um partido calcado no modelo organizativo proposto pela Internacional Comunista. Expressa a relevância desta discussão ideológica e política o fato de que todo o processo de edificação do novo partido foi ancorado na publicação de uma revista teórica, voltada para a difusão das concepções e diretrizes do nascente comunismo mundial e engajada na defesa da Rússia Soviética. Tratava-se da revista Movimento Communista, editada por Astrojildo Pereira no Rio de Janeiro. [...] Movimento Communista funcionou como uma espécie de organizador coletivo em torno do qual aglutinaram-se diversos grupos locais, em diferentes lugares do Brasil, geralmente dissidentes anarquistas, que se esforçavam para assimilar os elementos teóricos e políticos oferecidos pela Internacional Comunista e a partir daí empreender a fundação de um partido comunista no país. Nos treze números tirados entre janeiro e dezembro de 1922 foram lançadas as bases de uma cultura comunista que buscava se diferenciar do anarquismo no plano nacional e da socialdemocracia no âmbito mundial. Apesar das limitações e dos tropeços, a revista constitui uma espécie de certidão de nascimento do comunismo brasileiro."
Fonte: Muniz Gonçalves Ferreira - A formação do PCB e as lutas emancipatórias no Brasil
Para saber mais leia:
Leandro Ribeiro Gomes - Conflitos e Utopias: os embates entre as esquerdas e a produção do pensamento político na imprensa operária brasileira (1922)
Raul K. M. Carrion - 1922-1929: Os primeiros passos do Partido Comunista do Brasil
03 - Mar - 1922

Inclusão: 21/04/2025