MIA > Arquivos Temáticos > Imprensa Proletária > Revista Problemas nº 40 > Novidades
O Comitê Nacional do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, ao reunir-se pela primeira vez após a realização do XIX Congresso do Partido Comunista da URSS, congresso da construção do comunismo, saúda calorosamente as resoluções históricas aí adotadas. Saúda com imensa satisfação o grande e luminoso discurso pronunciado pelo camarada Stálin no encerramento desse memorável Congresso. Saúda o novo Comitê Central do Partido Comunista da URSS, à frente do qual se encontra o grande Stálin!
Os comunistas brasileiros receberam com emoção e alegria as palavras do querido camarada Stálin, dirigidas nesse Congresso aos delegados fraternais dos partidos irmãos. Sentem imenso orgulho e consideram grande honra que entre os delegados fraternais a quem se dirigiu o camarada Stálin estivessem os representantes do nosso Partido — acontecimento dos mais destacados na vida do Partido Comunista do Brasil.
As sábias palavras do camarada Stálin inspiram nossa luta, iluminam o caminho da libertação do povo brasileiro.
O Comitê Nacional do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL chama a atenção de todas as organizações e militantes do Partido para os informes e resoluções do XIX Congresso do Partido Comunista da URSS e para o discurso do camarada Stálin, documentos históricos que traduzem o que há de mais avançado e criador no pensamento humano de nossos dias.
Examinando o caminho percorrido pelos povos soviéticos nestes últimos anos e fixando objetivos grandiosos que o conduzirão a novas etapas na marcha para o comunismo; analisando com clareza científica a situação atual do mundo e suas perspectivas; enriquecendo o tesouro do marxismo criador com novas teses e conclusões — os documentos do XIX Congresso do Partido Comunista da URSS e o discurso de Stálin constituem fonte inesgotável de ensinamentos e experiências, imprescindíveis a todos os que aspiram à paz e à independência nacional, a todos os que lutam por um futuro radioso e feliz para a humanidade.
Nos materiais do XIX Congresso do Partido Comunista da URSS e no discurso de Stálin têm os comunistas brasileiros uma arma poderosa e um guia seguro na luta que realizam pela paz e a libertação de nosso povo do jugo imperialista. A assimilação desses materiais representa fator essencial para a elevação do nível ideológico do nosso Partido e de seus militantes, uma ajuda valiosa e eficiente à formação marxista de nossos quadros.
O Comitê Nacional do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL determina a todas as organizações e militantes do Partido a leitura e o estudo cuidadoso dos materiais do XIX Congresso do Partido Comunista da URSS e do discurso de Stálin e recomenda aos órgãos dirigentes do Partido em todos os escalões que ajudem e controlem a realização desta importante tarefa.
O Comitê Nacional do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL determina ainda que seja realizada uma ampla difusão desses materiais. Que sejam levados à classe operária e ao povo brasileiro, que sejam discutidos e que se explique o seu significado, a fim de que as massas se apossem das grandiosas idéias neles contidas!
A ampla difusão desses materiais ajudará o povo brasileiro a tomar pleno conhecimento da sábia política da União Soviética, política de paz e de defesa da independência de todos os povos, contribuirá para desfazer as mentiras com que os imperialistas e seus lacaios procuram enganar nosso povo para arrastá-lo à guerra. Com a divulgação desses documentos, as grandes massas trabalhadoras e populares de nossa terra terão oportunidade de conhecer as grandes conquistas dos povos soviéticos no regime socialista, conquistas que as inspirarão na luta contra a exploração e a miséria, pelo bem-estar e a felicidade.
Trabalhemos mais e melhor pela vitória da causa da paz e da democracia em nosso país, pela vitória dos ideais generosos do socialismo, inspirados nos sábios ensinamentos do grande Partido de Lênin e Stálin.
Rio, novembro, 1952.
O Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil
Inclusão | 14/09/2011 |