Felicito-vos Por Ocasião da Grande Vitória na Guerra de Libertação da Pátria

Kim Il Sung

27 de julho de 1953


Origem: Ordem Nº 470 do Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia

Fonte: Para Lograr a Vitória na Guerra de Libertação da Pátria Rechaçando a Invasão Armada dos Imperialistas Estadunidenses, Associação de Amizade com a Coreia – Brasil (KFA-BR), julho de Juche 109 (2020), p. 131-133.

Tradução: Associação de Amizade com a Coreia – Brasil em julho de Juche 109(2020) com base na Edição em Línguas Estrangeiras da RPDC de Juche 104(2015).

Transcrição: João Victor Bastos Batalha.

HTML: Lucas Schweppenstette.


Valentes camaradas soldados, classes, oficiais e generais do Exército Popular da Coreia:

Em 27 de julho, foi firmado o Acordo de Armistício por ambas as partes: uma constituída por representantes do Exército Popular da Coreia e do Corpo de Voluntários do Povo Chinês e a outra por representantes dos exércitos agressores acaudilhados pelos imperialistas estadunidenses.

Coroamos com a vitória a justa Guerra de Libertação da Pátria que o povo coreano empreendeu contra os agressores armados, os imperialistas estadunidenses e seu lacaio, a camarilha títere de Syngman Rhee.

A firmação do Acordo de Armistício é uma prova da derrota militar, política e moral dos agressores armados, dos imperialistas ianques e seu sequaz, a camarilha títere de Syngman Rhee.

Nos três anos da Guerra de Libertação da Pátria, o povo coreano, que desfrutou de desinteressada ajuda moral e material dos povos dos países do campo democrático, amantes da paz, defendeu, em heroica luta, a honra, a liberdade e a independência da pátria, a República Popular Democrática da Coreia, e alcançou a vitória.

Os imperialistas ianques esperavam transformar a Coreia em sua colônia, colocar o povo coreano sob o jugo da escravidão, suplantando a servidão colonial anteriormente imposta pelo imperialismo japonês e, a longo prazo, transformar a Coreia em base de agressão contra a China e a União Soviética. Mas foram incapazes de alcançar seus objetivos.

Na guerra agressiva contra a RPDC, ficou claramente exposto que são o inimigo jurado não apenas do povo coreano, mas também de todos os povos amantes da liberdade.

Os oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia, com sua luta heroica e integridade inflexível, partiram em pedacinhos o mito da “superioridade técnica” e da “invencibilidade” dos imperialistas estadunidenses, forçando-os a firmar o Acordo de Armistício.

Faço minhas calorosas felicitações e meu agradecimento aos oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia, que com sua luta abnegada e heroica derrotaram os invasores armados, os imperialistas estadunidenses e seu lacaio, a camarilha fantoche de Syngman Rhee, alcançando a vitória na Guerra de Libertação da Pátria.

Também expresso, em nome de todo o povo coreano, fervorosa gratidão aos bravos e determinados oficiais e soldados do Corpo de Voluntários do fraterno povo chinês, que nos deram uma preciosa ajuda na justa Guerra de Libertação da Pátria.

Hoje, após a assinatura do armistício, os oficiais e soldados do Exército Popular têm a missão de seguir sempre vigiando atentamente as manobras do inimigo e de estarem perfeitamente dispostos para o combate.

Há que ter a convicção de que derrotaremos totalmente os invasores armados, os imperialistas ianques e seus lacaios, em caso de que voltem a desatar a guerra contra a RPDC.

Para celebrar a nossa vitória na Guerra de Libertação da Pátria contra os agressores armados do imperialismo estadunidense e seu lacaio, a camarilha títere de Syngman Rhee, ordeno:

Hoje, às 9 horas da noite, em Pyongyang, capital democrática de nossa pátria, 124 canhões dispararão simultaneamente 24 salvas cada um.

Viva a República Popular Democrática da Coreia, nossa gloriosa pátria!

Viva o heroico Exército Popular da Coreia!

Viva o valente Corpo de Voluntários do Povo Chinês!

Glória eterna aos oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia e do Corpo de Voluntários do Povo Chinês caídos na sagrada Guerra de Libertação da Pátria pela liberdade e a independência do país!