Lutem mais Audazmente pela Vitória Final na Guerra de Libertação da Pátria

Kim Il Sung

8 de fevereiro de 1951


Origem: Ordem Nº 0097 do Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia

Fonte: Para Lograr a Vitória na Guerra de Libertação da Pátria Rechaçando a Invasão Armada dos Imperialistas Estadunidenses, Associação de Amizade com a Coreia – Brasil (KFA-BR), julho de Juche 109 (2020), p. 82-86.

Tradução: Associação de Amizade com a Coreia – Brasil em julho de Juche 109(2020) com base na Edição em Línguas Estrangeiras da RPDC de Juche 104(2015).

Transcrição: João Victor Bastos Batalha.

HTML: Lucas Schweppenstette.


Bravos soldados e classes das forças terrestres, marítimas e aéreas;

Camaradas comandantes e instrutores políticos;

Queridos camaradas guerrilheiros e guerrilheiras:

Hoje, em severas circunstâncias, quando a Guerra de Libertação da Pátria pela independência e reunificação do país e pela liberdade do povo entrou em seu estágio decisivo, celebramos o terceiro aniversário da fundação do heroico Exército Popular da Coreia.

O heroico Exército Popular da Coreia, em estreitas cooperações com o Corpo de Voluntários do fraterno povo chinês, libertaram todo o território da parte Norte, incluindo Pyongyang, antiquíssima cidade de nossa pátria e capital democrática da República, que foi temporariamente ocupada pelo inimigo, repelido completamente ao Sul do Paralelo 38.

Cercando e aniquilando o inimigo em fuga, as unidades do Exército Popular e do Corpo de Voluntários do Povo Chinês avançaram com maior rapidez e já libertaram Seul, Incheon, Suwon, Wonju, Haengsong e outras muitas cidades e vilas da parte Sul, e travam, sem trégua, combates ferozes, acumulando mais êxitos militares.

Nossas valentes unidades guerrilheiras combinadas, no fundo da retaguarda inimiga, expandem mais a chama da luta; atacam de surpresa seus quartéis-generais, destroem suas linhas de suprimentos, meios de comunicação e depósitos de materiais de guerra, semeando a confusão entre suas fileiras à beira da derrota.

Nos 7 meses da Guerra de Libertação da Pátria, conquistamos verdadeiramente uma grande vitória. Esta nos serve de firme base para seguirmos libertando toda a Coreia. Nossa vitória revelou por completo a vulnerabilidade dos imperialistas ianques, desferiu um contundente golpe ao seu projeto de agredir a Ásia e agravou mais a confusão e a divisão entre as forças agressivas imperialistas encabeçadas pelos estadunidenses. Ao mesmo tempo, nossa vitória estimulou vigorosamente a luta anti-imperialista pela libertação nacional dos povos de vários países asiáticos.

Na justa Guerra de Libertação da Pátria para defender o país e o povo da agressão do imperialismo ianque, nosso jovem Exército Popular esbanjou coragem, audácia e abnegação patriótica, demonstrando seu poder ante o mundo inteiro.

Nossos soldados e classes, cientes de sua pesada missão sublime para com a pátria e o povo, empregaram sua capacidade combativa e conhecimentos da técnica militar avançada e deram prova de um alto senso organizativo e disciplinar em ferozes combates, e os oficiais estimularam os soldados com atos exemplares.

Em meio a sangrentos combates travados para derrotar e expulsar os agressores imperialistas ianques, sugiram muitos heróis e combatentes exemplares entre os oficiais e soldados do Exército Popular. É altíssimo o número daqueles que, por seus relevantes méritos perante a pátria e o povo, foram distinguidos com o Título de Herói da República e com diversas ordens e medalhas.

O Exército Popular, que passou a difícil prova da retirada, cresceu e se fortaleceu tanto em efetivos quanto no plano técnico, tornando-se poderosas forças armadas com alta consciência revolucionária.

Com a participação das unidades do Corpo de Voluntários do fraterno povo chinês na Guerra de Libertação da Pátria, a situação na frente se tornou mais favorável, e nas três operações realizadas em cooperação, o Exército Popular e as unidades do Corpo de Voluntários do Povo Chinês deram golpes devastadores no inimigo, causando mais de 100.000 baixas.

Os agressores imperialistas ianques, não querendo se retirar da Coreia, correm o risco de serem aniquilados até o último em nosso solo pátrio.

Em todos os lugares da parte Norte temporariamente ocupados, os assassinos imperialistas ianques cometeram atrocidades ferozes com nossos queridos pais e mães, irmãos e irmãs: massacres terríveis, estupros e torturas sinistras. As mãos desses bandidos se sujaram de vermelho do sangue dos coreanos. Nunca esqueceremos o rancor dos nossos habitantes assassinados pelos bandidos imperialistas ianques e faremos com que paguem centenas de vezes mais caro pelos sofrimentos impostos ao nosso povo.

Nós temos todas as condições para vencer na guerra.

O Exército Popular goza de grande carinho e apoio do povo e seus laços com ele são cada vez mais estreitos. Todo o povo, ansioso por ver nossa vitória em breve, mobiliza-se como um só homem para ajudar o Exército Popular a garantir seu avanço triunfante.

A disposição espiritual e moral do Exército Popular é incomparavelmente superior à do inimigo. Os oficiais e soldados do nosso Exército Popular conhecem bem o nobre objetivo que perseguem na guerra e a justeza de sua causa. Por outro lado, as tropas agressoras do imperialismo ianque, que realizam uma guerra injusta de agressão contra outra nação e já perpetraram crimes em nosso país, têm um ânimo muito baixo e tremem de medo ao ver que se aproxima a hora da vingança. Na guerra da Coreia, o exército agressor do imperialismo ianque sofreu derrotas não apenas no aspecto militar, mas também no político e no moral.

Os nobres traços políticos e morais do nosso Exército Popular alcançaram um nível mais alto na luta para derrotar o inimigo.

Nesta justa luta, não estamos só. Os povos da União Soviética, China e outros países de democracia popular nos oferecem seu apoio e ajuda ativos, e os povos progressistas do mundo inteiro simpatizam com nossa luta.

Tudo isto constitui a condição que garante nossa vitória final.

Camaradas soldados e classes do Exército Popular;

Camaradas comandantes e instrutores políticos;

Camaradas guerrilheiros e guerrilheiras:

Aproxima-se o dia em que derrotaremos e expulsaremos totalmente o inimigo e lograremos a vitória na grande Guerra de Libertação da Pátria. Mas a vitória não vem por si só, não se conquista sem uma tremenda luta. O inimigo, condenado à derrota final, esforça-se com mais ira e frenesi para se salvar da severa vingança do nosso povo. Resistirá freneticamente recorrendo aos mais astutos e perversos métodos.

Não devemos nos gabar da vitória, mas elevar mais a vigilância revolucionária e aniquilar mais implacável e duramente os agressores imperialistas dos EUA.

Por ocasião do terceiro aniversário da fundação do heroico Exército Popular da Coreia, felicito-vos calorosamente e emito a seguinte ordem para lograr a vitória definitiva na grande Guerra de Libertação da Pátria:

Primeiro, todos os soldados e classes do Exército Popular devem masterizar o manuseio de suas armas, aperfeiçoar incessantemente a técnica militar, cumprir pontualmente os requisitos dos regulamentos e das instruções militares, executar a tempo e corretamente as ordens dos superiores, observar conscientemente a disciplina militar e a ordem, elevar seu espírito organizativo e dar provas de nobre conduta combativa e moral.

Segundo, os comandantes e instrutores políticos, em todos os níveis, aperfeiçoando incansavelmente a arte de comando, devem organizar habilmente ações conjuntas entre diferentes unidades, melhorar e desenvolver de múltiplas formas as atividades de reconhecimento, que constituem os olhos e ouvidos do exército, elevar a um nível mais alto o trabalho dos Estados-Maiores, aproveitar ao máximo as experiências das unidades avançadas da Guarda e elevar mais o espírito revolucionário das unidades.

Terceiro, todas as unidades do Exército Popular devem organizar e realizar mais estreitamente ações coordenadas com as unidades do Corpo de Voluntários do fraterno povo chinês, trocar informações entre si e aplicar em maior grau valentia e tenacidade nos combates.

Quarto, os intendentes assegurarão o envio a tempo de diversas armas, munições e outros equipamentos e materiais militares à frente, proteger perfeitamente esses suprimentos dos ataques aéreos do inimigo, reparar e utilizar eficientemente os despojos de guerra, e reparar prontamente os suprimentos danificados para devolvê-los à frente.

Quinto, os guerrilheiros e guerrilheiras devem assistir substancialmente o avanço das unidades do Exército Popular e do Corpo de Voluntários do Povo Chinês, assaltar os quartéis-generais do inimigo, destruir seus canais de comunicação e meios de transmissão e perturbar ainda mais sua retaguarda.

Sexto, para celebrar a enorme vitória lograda pelo nosso heroico Exército Popular, às 8h da noite de hoje, 8 de fevereiro, dia do terceiro aniversário de sua fundação, em Seul e Pyongyang 120 canhões dispararão cada um 20 salvas.