Soldados, comandantes e instrutores culturais das forças terrestres, marítimas e aéreas do Exército Popular;
Guerrilheiros e guerrilheiras;
Trabalhadores, camponeses e intelectuais;
Irmãos e irmãs das áreas não libertadas do domínio despótico dos agressores armados imperialistas ianques e da camarilha de Syngman Rhee:
Permitam-me, em nome do Governo da República Popular Democrática da Coreia, felicitar-vos calorosamente por ocasião do 5º aniversário da libertação, 15 de Agosto.
Há cinco anos, o exército do imperialismo japonês foi derrotado na Coreia e nossa pátria se libertou de seu jugo colonial. O povo coreano recuperou sua liberdade e independência e criou um autêntico poder popular. No entanto, graças às tramas do imperialismo estadunidense, nosso país não pôde se desenvolver democraticamente como um Estado unificado e independente.
Os saqueadores colonialistas imperialistas dos EUA ocuparam a parte sul da nossa pátria e instituíram nela um regime terrorista policial e fascista, colocando à sua frente a camarilha vende-pátria de Syngman Rhee, seu fiel lacaio, assim como dividiram artificialmente em dois o nosso país, com o Paralelo 38 como linha divisória.
Após a libertação, na parte norte da Coreia, desenvolveu-se rapidamente a economia e a cultura e o nível de vida do povo se eleva a cada dia. Em contrapartida, os habitantes da parte sul da Coreia estão sofrendo insuportáveis penúrias, a produção industrial e agrícola cai sem parar devido ao pesado jugo imposto pelos “filantropos” dos Estados Unidos. Fábricas e oficinas se fecham, cresce o número de desempregados, e trabalhadores e camponeses seguem vivendo na miséria.
Camaradas: o povo coreano celebra hoje o 5º aniversário da libertação de 15 de Agosto nas difíceis circunstâncias em que ocorre a justa Guerra de Libertação da Pátria contra os intervencionistas armados do imperialismo estadunidense, que violam a liberdade e a independência da nossa pátria.
O inimigo, crendo que com o seu primeiro ataque faria com que o Exército Popular perdesse a capacidade de resistência, que seria derrotado e que toda a Coreia se tornaria uma colônia dos Estados Unidos e uma base para a provocação de outra guerra no Extremo Oriente, iniciou uma pérfida agressão armada contra a parte Norte da Coreia, violando da maneira mais descarada todas as normas do Direito Internacional. Comete um grave erro. Os agressores imperialistas estadunidenses não levaram em conta o poderio invencível do Exército Popular, nem a vontade indomável do povo coreano, de pé pela liberdade e independência de sua pátria.
O Exército Popular, a Guarnição e os guerrilheiros e guerrilheiras frustraram completamente, com firmeza e coragem, a tentativa do inimigo. O Exército Popular, em seguida, contra-atacou, desferiu, e continua desferindo-lhe golpes devastadores. Em batalhas reais contra os agressores, nossos soldados e comandantes assimilaram os métodos de combate para aniquilar e destruir os efetivos e materiais bélicos e frustrar as tentativas do inimigo, adquirindo rica experiência de combate.
As tropas agressoras do imperialismo estadunidense, que se gabavam de ser de elite, e o exército títere de Syngman Rhee se retiram sofrendo grandes perdas devido à contraofensiva do Exército Popular. Os inimigos já perderam 29.215 e mais de 40.000 homens, caídos e prisioneiros, respectivamente. O Exército Popular capturou uma grande quantidade de suprimentos de guerra durante seu avanço. As tropas sobreviventes do exército agressor do imperialismo estadunidense e do exército títere de Syngman Rhee ocupam agora só cerca de 10% da parte Sul. Está próximo o dia em que toda a parte Sul da Coreia estará liberta por completo dos intervencionistas armados, dos imperialistas ianques, e em todo o território da Coreia tremulará a bandeira da liberdade e da independência.
Camaradas: os inimigos estão sofrendo derrotas. Mas ainda não foram aniquilados por completo. Uma batalha feroz ainda nos aguarda. Os invasores armados do imperialismo ianque farão seus últimos frenéticos esforços tentando exercer o domínio colonial em nosso país, e agirão com mais crueldade quanto mais derrotas sofrerem na frente. Quando chega à sua fase final, a guerra se torna ainda mais sangrenta. Não devemos nos vangloriar nunca dos êxitos alcançados nos combates, mas devemos seguir lutando corajosamente até a vitória final.
O povo coreano tem a firme decisão de concluir em vitória a Guerra de Libertação da Pátria. Nenhum invasor pode quebrar esta férrea vontade do nosso povo. Os inimigos já experimentaram de corpo e alma o alcance do golpe devastador do Exército Popular. Os agressores conhecerão, no futuro, com maior clareza o grande poder do povo coreano, que luta pela paz e pela liberdade e independência de sua pátria.
De agora em diante, teremos que enviar um grande número de novas unidades do Exército Popular à frente e organizar melhor o trabalho destinado a alcançar a vitória final na guerra.
É necessário que na indústria se esforcem para multiplicar o ritmo de aumento da produção, que os trabalhadores, camponeses, intelectuais e todos os demais habitantes da retaguarda se empenhem de maneira mais franca e abnegada para satisfazer a demanda da frente e proporcionar uma maior quantidade de materiais bélicos e suprimentos de guerra. Os ferroviários devem transportar à frente a tempo e ininterruptamente os armamentos. Em todo o país deve se implantar um sistema de tempo de guerra e se subordinar tudo à conquista da vitória nela.
Soldados, classes, comandantes e instrutores culturais do Exército Popular;
Guerrilheiros e guerrilheiras:
O triunfo na luta para aniquilar os intervencionistas armados imperialistas estadunidenses e seu lacaio, a camarilha de Syngman Rhee, e expulsar os agressores imperialistas do território pátrio, depende da vossa firmeza, tenacidade e habilidade militar e da decisão com que cumprem o dever assumido perante o país e o povo.
Em um curto lapso de tempo, podemos e devemos expulsar do território pátrio os agressores imperialistas ianques.
Nosso Exército Popular possui todas as condições necessárias para alcançar esse nobre propósito. O ponto consiste em que todos os oficiais, classes, soldados, metralhadores, morteiristas, pilotos de tanque, aviadores, marinheiros e demais militares de todos os ramos e armas se dediquem com entusiasmo ao estudo militar, familiarizem-se com suas armas, sejam habilidosos em sua profissão e assimilem melhores métodos de combate para esmagar sem piedade o inimigo. Quando todos os militares do Exército Popular estiverem preparados a este nível, poderão derrubar e aniquilar até o último dos inimigos.
Expresso minhas calorosas felicitações por ocasião do 5º aniversário da libertação, em 15 de Agosto, a todos os soldados, classes e oficiais do Exército Popular da Coreia e ordeno:
1. Que os soldados conheçam e manejem perfeitamente suas armas, rifles e submetralhadoras, descarreguem uma torrente de disparos certeiros contra o inimigo e aniquilem todos os invasores estadunidenses.
2. Os metralhadores, artilheiros, morteiristas, aviadores e marinheiros devem se familiarizar plenamente com suas armas e meios técnicos de combate e ser habilidosos em seu trabalho para derrotar e varrer definitivamente os agressores imperialistas estadunidenses. Cuidar e apreciar as armas; não desperdiçar munição nem projéteis.
Defender-se e proteger os materiais militares do bombardeio inimigo.
Recolher a tempo as armas, munições, projéteis e outros suprimentos sem abandonar nem um único e aniquilar os inimigos com eles.
Que os intendentes sigam fornecendo na quantidade requerida armas, munições e materiais bélicos à frente, usem com eficiência os bens conquistados, protejam os materiais militares do ataque aéreo do inimigo e devolvam os materiais de guerra prontamente reparados à frente.
3. Que todos os comandantes sejam competentes oficiais capazes de comandar bem os militares e relevantes estrategistas, que saibam organizar com destreza a cooperação com diversas unidades e o reconhecimento detalhado do inimigo, promover o desenvolvimento acelerado do trabalho do Estado-Maior e organizar e aplicar hábil e sagazmente as táticas de manobras e cerco de unidades. Para demonstrar, assim, que o Exército Popular da Coreia é uma verdadeira força armada popular, que serve fielmente ao povo e que poderá cumprir a nobre missão de libertar completamente a pátria. Implantar uma férrea disciplina e uma rígida ordem e intensificar o sistema de responsabilidade indivisa no Exército Popular.
4. Que avancem com coragem todos os oficiais e soldados das forças de infantaria, marítimas e aéreas do Exército Popular da Coreia para esmagar e aniquilar definitivamente as derrotadas tropas dos exércitos do agressor imperialista estadunidense e fantoche de Syngman Rhee, para lograr a libertação total de nossa terra pátria.
Que não deixem ao inimigo nem um minuto de descanso, para que não possa fortalecer sua posição em uma nova linha defensiva. Mantenha-o desorientado, aniquile seus efetivos e destrua seus materiais de guerra, empregando toda a energia. Desfira golpes mortais e definitivos.
5. Que os guerrilheiros e guerrilheiras intensifiquem seu combate na retaguarda do inimigo para, assim, cortar seus meios de comunicação, derrubar seu Estado-Maior e destruir seu equipamento bélico. Dar golpes mortais nos imperialistas estadunidenses que invadem nossa pátria.
Viva o 5º aniversário da libertação de 15 de Agosto! Viva o Exército Popular da Coreia!
Vivam nossos bravos guerrilheiros e guerrilheiras! Vivam a liberdade e a independência da nossa pátria!
Destinai todos os esforços para ajudar o heroico Exército Popular!
Morte aos agressores armados, os imperialistas estadunidenses!
Adiante à nossa vitória!
Glória eterna aos oficiais e soldados do Exército Popular caídos em batalha pela liberdade e independência da pátria!