Dicionário político

Vinte e seis comissários de Baku

Retrato Vinte e seis comissários de Baku- https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:The_Execution_of_the_Twenty_Six_Baku_Commissars.jpg

(1918): Na reunião extraordinária do Soviete de Baku realizada em 25 de Julho de 1918 discutiu-se, face à ofensiva das tropas turcas, a questão da situação militar e política em Baku. Os mencheviques, os dachnaks e os socialistas-revolucionários de esquerda, sob o pretexto da defesa de Baku, exigiram que se chamasse "em socorro" as tropas inglesas. Os bolcheviques representantes do poder soviético em Baku manifestaram-se decididamente contra essas propostas traiçoeiras. Todavia, a despeito dos esforços dos bolcheviques, foi aprovada por uma pequena maioria de votos a resolução que propunha chamar as tropas inglesas para a cidade de Baku. No dia 27 de Julho, a conferência dos bolcheviques de Baku resolveu não se render sem luta, organizar urgentemente a defesa de Baku e, sob a direcção do Conselho de Comissários do Povo, decretar a mobilização geral e exortar os operários a defenderem a cidade e o poder soviético. Mas os esforços heróicos dos comunistas do Azerbaijão e da parte progressista do proletariado de Baku foram frustados mercê da traição dos dachnaks, dos socialistas-revolucionários e dos mencheviques. As tropas dachnaks abandonaram a frente de combate e as tropas turcas precipitaram-se para a cidade através da brecha aberta. O pode soviético de Baku, em resultado da arremetida dos intervencionistas estrangeiros e dos seus agentes, foi derrotado provisoriamente no dia 31 de Julho. Os agentes da Entente — os socialistas-revolucionários, os mencheviques e os dachnaks — constituíram um governo contra-revolucinário, a chamada ditadura do Centrocáspio. Os dirigentes do poder soviético no Azerbeijão foram presos e na noite de 19 para 20 de Setembro os 26 comissários de Baku (SG Chaumián, MA Azizbékov, PA Djaparidza, IT Fiolétov, ID Zévine, GN Korgánov, MG Vezírov e outros) foram mortos pelos invasores ingleses com a participação directa dos socialistas-revolucionários e dos mencheviques.
Imagem: pintura, feita em 1925, por Isaak Israilevich Brodsky intitulada Estudo para 'A Execução dos Vinte e Seis Comissários de Baku'. Clique na imagem para ampliar.

Lista de comissários de Baku fuzilados:

Retrato Vinte e seis comissários de Baku- https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:The_Execution_of_the_Twenty_Six_Baku_Commissars.jpghttps://www.gazeta.ru/science/2018/09/20_a_11976685.shtml?updated
  1. Avakyan, Baghdasar Hayrapetovich - comandante da cidade de Baku (de acordo com outros dados, Avekyan)
  2. Azizbekov, Meshadi Azim-bek-ogly - comissário da província de Baku.
  3. Amiryan, Tatevos Minasovich - membro do partido "Dashnaktsutyun", comandante de um destacamento de cavalaria.
  4. Amiryan, Arsen Minasovich - editor do jornal «Бакинский рабочий» (Trabalhador de Baku).
  5. Basin, Meer Velkovich - membro do Comitê Revolucionário Militar do Exército Caucasiano.
  6. Berg, Eugen Augustovich - marinheiro, chefe de comunicações das tropas soviéticas em Baku.
  7. Bogdanov, Anatoly Abramovich - escriturário.
  8. Bogdanov, Solomon Abramovich - membro do Comitê Revolucionário Militar.
  9. Boryan, Armenak Artyomovich - jornalista.
  10. Vezirov, Mir-Gasan Kyazim oglu - Comissário do Povo para a Agricultura.
  11. Gabyshev, Ivan Yakovlevich - comissário de brigada.
  12. Dzhaparidze, Prokofiy Aprasionovich - Presidente do Conselho de Deputados Operários, Camponeses, Soldados e Marinheiros de Baku.
  13. Zevin, Yakov Davidovich - Comissário do Povo para o Trabalho.
  14. Koganov, Mark Romanovich - membro do Comitê Revolucionário Militar.
  15. Korganov, Grigory Nikolayevich - Comissário do Povo para Assuntos Navais.
  16. Kostandyan, Aram Martirosovich - Vice-Comissário do Povo para Alimentação.
  17. Malygin, Ivan Vasilyevich - Vice-presidente do Comitê Revolucionário Militar do Exército do Cáucaso, membro da diretoria do Comissariado do Povo para Assuntos Navais.
  18. Metaksa, Irakli Panaitovich - guarda pessoal de Shahumyan.
  19. Mishne, Isai Abramovich - secretário do Comitê Militar Revolucionário.
  20. Nikolaishvili, Ivan Mikhailovich - guarda pessoal de Dzhaparidze.
  21. Osepyan, Suren Grigorievich - editor do jornal «Известия Бакинского Совета» (Notícias do Conselho de Baku).
  22. Petrov, Grigory Konstantinovich - comissário militar do distrito de Baku, comandante do destacamento da Guarda Vermelha.
  23. Polukhin, Vladimir Fedorovich - membro da diretoria do Comissariado da República Socialista Federativa Soviética da Rússia para Assuntos Navais.
  24. Solntsev, Fyodor Fyodorovich - militar, comissário da escola de instrução militar.
  25. Fioletov, Ivan Timofeevich - Presidente do Conselho de Economia Popular.
  26. Shahumyan, Stepan Georgiyevich - Comissário Extraordinário do Cáucaso, presidente do Conselho de Comissários do Povo de Baku.

Imagem: Fotos de 25 dos 26 fuzilados. Conforme o site LiveJournal, Está faltando uma pessoa na foto: I. Nikolayashvili, guarda do Presidente do Conselho de Baku, P. Dzhaparidze.
Nem todas essas pessoas eram membros do Conselho de Comissários do Povo. T. Amirov era uma figura do partido nacionalista armênio "Dashnaktsutyun". Quando os bolcheviques estavam no poder em Baku, ele lutou ao lado deles. Foi assim que o nacionalista armênio Tatevos Amirov se tornou o 26º comissário de Baku na historiografia soviética.