Armanda Álvaro Alberto

foto de Armanda Álvaro Alberto
1892-1974
Obras disponíveis

Educadora e militante social brasileira. Em fevereiro 1921 fundou a Escola Proletária de Meriti, em Duque de Caxias, atendendo a uma comunidade rural carente. A escola, mais tarde renomeada Escola Regional de Meriti, ficou conhecida como "Mate com Angu", por ter sido uma das primeiras da América Latina a servir merenda escolar. A inovação demonstra a preocupação de Armanda com o bem-estar e a saúde das crianças. Influenciada pelo Método Montessori e antecipando a chegada das teorias da Escola Nova no Brasil, a diretora procurou transformar o espaço num laboratório educacional. Os alunos ficavam na escola no horário integral e ajudavam no cultivo de hortas e criação de animais como o bicho-da-seda. Também foi ela quem criou a primeira biblioteca de Caxias.

Na década de 30, já presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE) e integrante da Aliança Nacional Libertadora (ALN), Armanda militou na Liga Anticlerical do Rio de Janeiro. Foi uma das fundadoras da União Feminina do Brasil (UFB), da qual foi a primeira presidente. À frente da UFB, defendeu uma união entre “mulheres educadoras, intelectuais e trabalhadoras”, e criticou outras associações feministas como “inócuas, outras ligadas a correntes partidárias explorando a angustiosa situação da mulher, pregando um estreito feminismo que consiste em cumular o homem em si e nele ver um ‘inimigo’ da mulher”. Tanto a UFB quanto a ANL eram alvo de perseguição por parte da Delegacia Especial de Segurança Política e Social (DESPS) do Estado Novo. As duas organizações foram postas na ilegalidade em 1935. Em outubro de 1936, foi presa como suspeita de ligação com o Partido Comunista do Brasil e de participação na Intentona Comunista de 1935. Permaneceu na prisão até junho de 1937, tendo como companheiras de cárcere Olga Benário Prestes.

Fonte: Wikipédia

Obras disponíveis :
1926 Inquérito sobre leituras infantis
1927 Tentativa de escola moderna
1932 Pela criação de bibliotecas infantis
1933 As diretrizes regionais de educação
1934 Leitura para adultos (o problema da biblioteca popular)
1935 Às professoras primárias do Brasil
1948 “Era uma vez...”
Vídeos:
A educadora Armanda Álvaro Alberto
Armanda - Documentário educadora Armanda Álvaro Alberto
Armanda Alvaro Alberto - A Educação da Baixada para o Brasil

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 16/09/2023