Carta a James P. Cannon

Leon Trotsky

15 de Dezembro de 1939

logotipo

Primeira Edição: Leon Trotsky, In Defense of Marxism, New York 1942.
Fonte: "Em Defesa do Marxismo", publicação da Editora "Proposta Editorial"
Direitos de Reprodução: © Editora Proposta Editorial. Agradeçemos a Valfrido Lima pela autorização concedida.


Querido camarada Cannon:

Até agora os dirigentes da oposição não aceitaram a luta a um nível principista, e indubitavelmente tentarão evitá-la inclusive no futuro. Conseqüentemente, não é difícil adivinhar o que os dirigentes da oposição dirão sobre o artigo enviado. Dirão que "existem muitas verdades elementares, corretas, neste artigo"; "de forma alguma negamos estas verdades, mas o artigo não responde às questões "concretas" candentes. Trotsky está demasiadamente longe do partido para poder julgar corretamente. Nem todos os elementos pequeno-burgueses estão com a oposição, nem todos os operários com a maioria". Certamente que alguns deles acrescentarão que o artigo lhes "atribui" idéias que nunca mantiveram etc.

Como respostas às questões "concretas", os oposicionistas querem receitas de um livro de cozinha para a época das guerras imperialistas. Não pretendo escrever tal livro de receitas. Porém, com nossa orientação principista sobre as questões fundamentais, seremos sempre capazes de chegar à solução correta para qualquer caso concreto, por mais complicado que possa parecer. Exatamente sobre a questão finlandesa a oposição demonstrou sua incapacidade para responder a problemas concretos.

Nunca há frações quimicamente puras em sua composição. Em todos os partidos e frações operárias se encontram necessariamente elementos pequeno-burgueses. A questão é somente a de saber quem marca a pauta. Na oposição, a pauta é marcada pelos elementos pequeno-burgueses.

A inevitável acusação de que o artigo atribui à oposição idéias que nunca mantiveram, se explica pelo caráter contraditório e amorfo das idéias da oposição, que não agüentam a prova da análise crítica. O artigo não "atribui" nada aos dirigentes da oposição, somente desenvolve suas idéias até o fim. Lógico que eu só posso ver o desenvolvimento da luta a partir da barreira. Porém, freqüentemente, as características gerais da luta podem ser melhor observadas de fora.

Aperto afetuosamente sua mão,

LEON TROTSKY
Coyoacán (México)


Inclusão 11/05/2009
Última alteração 09/03/2010