O Ministério Camphausen

Karl Marx

4 de Junho de 1848


Primeira Edição: Neue Rheinische Zeitung. Organ der Demokratie (Nova Gazeta Renana. Órgão da Democracia), nº 4
Fonte: PUC SP Revista Margem
Tradução: Artigos recolhidos e traduzidos por Lívia Contrim (e-mail: lcotrim @ aol . com).
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

É sabido que a Assembléia Nacional francesa de 1789 foi precedida de uma Assembléia de Notáveis, uma assembléia de composição estamental como a Dieta Unificada prussiana. No decreto pelo qual convocava a Assembléia Nacional, o ministro Necker se referia ao desejo, expresso pelos notáveis, de convocar os Estados Gerais. O ministro Necker teve uma vantagem significativa sobre o ministro Camphausen. Ele não precisou esperar a Tomada da Bastilha e a queda da monarquia absoluta para ulteriormente atar, com uma doutrina, o velho ao novo, a fim de laboriosamente manter a aparência de que a França chegara à nova Assembléia Constituinte através dos meios legais da antiga Constituição. Teve ainda outra vantagem. Era ministro da França, e não da Alsácia- Lorena, ao passo que o sr. Camphausen não é ministro da Alemanha, mas da Prússia. E com todas estas vantagens, o ministro Necker não conseguiu transformar um movimento revolucionário numa tranqüila reforma. As grandes doenças não se curam com essência de rosas.(1) O sr. Camphausen conseguirá menos ainda mudar o caráter do movimento por meio de uma teoria artificial, que traça uma ligação entre seu ministério e as antigas condições da monarquia prussiana. A Revolução de Março, o movimento revolucionário alemão em geral, não se deixam transformar, mediante um artifício qualquer, em incidentes mais ou menos importantes. Luís Felipe foi escolhido rei de França porque era Bourbon? Foi escolhido apesar de ser Bourbon? Lembramos que essa questão dividiu os partidos logo depois da Revolução de Julho.(2) O que demonstrava esta questão? Que a revolução fora posta em questão, que o interesse da revolução não era o interesse da classe que chegara ao poder e de seus representantes políticos.

A declaração do sr. Camphausen, de que seu ministério veio ao mundo não através da Revolução de Março, senão depois da Revolução de Março, tem esse mesmo significado.


Notas de rodapé:

(1) HEINE, Alemanha. Um conto de inverno, cap. XXXI. (retornar ao texto)

(2) Quando, alguns dias antes do início da Monarquia de Julho, foi ponderada a questão de se o novo rei devia adotar o nome de Felipe VII, Dupin o Velho (1783-1865) declarou que "o duque de Orléans fora chamado ao trono não porque, mas apesar de ser um Bourbon". (retornar ao texto)

Inclusão 09/11/2014