Sermão de F. W. Krummacher sobre o livro de Josué(1)

Friedrich Engels

Maio de 1839


Escrito: Maio de 1839;

Primeira Edição: Telegraph für Deutschland, nº 84, de maio de 1839;

Fonte: Marx-Engels Collected Works, volume 2, p.29;
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Em um sermão recente em Elberfeld sobre Josué 10:12-13, onde Josué ordena que o Sol pare, Krummacher desenvolveu a tese interessante que os pios Cristãos, os Eleitos, não deveriam supor que, nessa passagem, Josué estava aceitando as visões do povo, mas deveriam acreditar que a Terra fica parada e o Sol gira em torno dela. Na defesa dessa visão, ele mostrou o que é expresso ao longo da Bíblia. O chapéu de bobo que o mundo dará a eles por isso, eles, os Eleitos, deverão alegremente colocá-lo em seus bolsos com os diversos que já receberam. — Nós devemos estar felizes por receber uma refutação dessa triste anedota, que vem a nós proveniente de uma fonte confiável.


Nota:

(1) Nota 28 do volume 2 do MECW: Esse texto foi publicado na seção “Kleine Chronik” do Telegraph für Deutschland. Engels também escreveu sobre o sermão de F. W. Krummacher em questão em sua carta para Wilhelm Graeber em 30 de abril de 1839. (retornar ao texto)

Inclusão 25/06/2009