logotipo
  Trabalhadores Industriais do Mundo
Os Trabalhadores Industriais do Mundo: organização operária dos Estados Unidos, fundada em 1905. Entre os dirigentes e militantes de base da organização existiam ideias anarcossindicalistas, expressas na renúncia à luta política, na negação da necessidade de participar nos parlamentos burgueses, etc.
Em 1914/1918, a organização Os Trabalhadores Industriais do Mundo manteve uma luta ativa contra a guerra imperialista, e, em virtude disso, foi submetida a cruéis repressões. Nesse período, o número de membros da organização passou de 100 000. Lênin, ao mesmo tempo em que indicava que “temos diante de nós um movimento profundamente proletário e de massas”, criticou a orientação política errada de seus dirigentes, que se inclinavam para um sectarismo esquerdista, negando-se a trabalhar entre as massas associadas aos sindicatos reacionários e pronunciando-se contra a participação nos parlamentos burgueses.
Mais tarde, Os Trabalhadores Industriais do Mundo, dos quais os elementos verdadeiramente revolucionários se haviam afastado, converteram-se em uma organização reduzida, sectária, sem influência alguma nas massas operárias.

  Fonte: Lenin - Sobre os Sindicatos