Dicionário político

Pravda (A Verdade)

Imagem 1ª edição 1908 - https://ru.wikipedia.org/wiki/Правда_(газета,_Вена)

Pravda vienense (outubro 1908-abril 1912): Em russo "Правда: Рабочая газета". Inicialmente, foi órgão da União Social-Democrata Ucraniana "Spilka", grupo de mencheviques ucranianos. Foi editado primeiro em Genebra e Lvov e, mais tarde, em Viena. Tinha como editores Trotsky e Adolf Ioffe. Em 1910, por um curto período, tornou-se de fato um órgão do Comitê Central do POSDR (status não oficial) e Lev Kamenev passou a integrar o conselho editorial. Deixou de circular em 1912 após o lançamento em São Petersburgo, por Lênin, de um outro jornal com o mesmo nome.
Imagem: O primeiro número do Pravda editado em Genebra, 1908. Clique na imagem para ampliar.


Primeira edição de 1912 - https://en.wikipedia.org/wiki/Pravda

Pravda (1912-): diário bolchevique, foi fundado em 1912, conforme indicação de Lênin e por iniciativa de Stálin. Entre 1912 e 1914 o jornal foi suprimido oito vezes, mas reapareceu sob outros nomes. Recomeçou a publicação a 5 de março de 1917, como órgão central do Partido Bolchevique. Stálin passou a fazer parte do corpo de redação em seguida à decisão tomada na reunião ampliada do Bureau do C.C. do P.O.S.D.R.(b) a 15 de março de 1917. Em abril, após seu retorno à Rússia, Lênin assumiu a direção da Pravda. Redatores e colaboradores principais do jornal foram V. M. Mólotov, I. M. Svérdlov, M. S. Olminski, F. N. Samoilova, etc.
A 5 de julho foi a redação da Pravda empastelada pelos alunos da escola militar e pelos cossacos. Após as jornadas de julho, quando V. I. Lênin foi obrigado a passar para a ilegalidade, Stálin tornou-se redator-chefe do jornal. De junho a outubro a Pravda, perseguida pelo governo provisório, mudou de nome várias vezes. A partir de 23 de julho, a organização militar do C.C. do P.O.S.D.R. (b) conseguiu publicar, como órgão central do Partido, o Rabótchi i Soldat (O Operário e o Soldado), que desenvolveu notável atividade no sentido de unir os operários e os soldados em torno do Partido Bolchevique e de preparar a insurreição armada. A partir de 13 de agosto de 1917, o órgão central dos bolcheviques, que fora suprimido a 5 do mesmo mês, reapareceu sob o nome de Proletári (O Proletário), após a supressão deste sob o nome de Rabótchi (O Operário) e depois como Rabótchi Put (O Caminho Operário). Este último órgão publicou-se até 26 de outubro de 1917. A 26 de outubro de 1917 a Pravda, órgão central do Partido Bolchevique, recomeçou regularmente as publicações. Em 22 de agosto de 1991, o jornal foi publicado pela última vez como "um órgão do Comitê Central do PCUS"; nesta data foi suspenso por decreto de Boris Yeltsin.

Em setembro de 1991, o jornal volta a ser publicado como um "jornal político geral", publicado pelo coletivo de trabalhadores sob a liderança do editor-chefe Gennady Seleznyov. Em 1992, foi criado o Pravda-International e, até 1996, o jornal foi financiado por empresários gregos. Em 1994, houve uma séria divergência entre a equipe editorial do Pravda e o empresário grego proprietário do jornal. Após um processo público, a equipe pediu demissão e começou a publicar seu próprio Pravda. Após um breve intervalo, o empresário começou a publicar o jornal Pravda-5. A partir de abril de 1997, o jornal começou a ser publicado como um órgão do Partido Comunista da Federação Russa. Até 2003, vários jornais foram publicados com o nome Pravda. Em 24 de fevereiro de 2013. O XV Congresso da Partido Comunista da Federação Russa adotou uma nova versão da Carta do partido, cujo preâmbulo declara que o jornal Pravda é o órgão oficial impresso do Partido Comunista da Federação Russa. O Partido também publica o boletim informativo Pravda, geralmente uma vez por mês, com uma circulação total de até um milhão de cópias. Observação: o site da Internet Pravda.Ru, não tem nada a ver com o Pravda do Partido.
Imagem: Primeira edição de 1912. Clique na imagem para ampliar.