Dicionário político

Liga dos Proscritos (Liga dos Párias)

(1834-1846): As perseguições movidas, a parir de 1815, contra aqueles que lutavam pela liberdade e pela unidade da Alemanha, e a crise econômica que afligia o país, obrigaram grande número de alemães a se refugiarem no estrangeiro. Depois da Revolução de 1830 e sobretudo depois da manifestação democrática de Hambach, em 1832, realizada com uma assistência de mais de 30.000 pessoas; depois do assalto ao posto de polícia de Frankfurt (1833), muitos revolucionários foram a Paris, onde os republicanos e socialistas franceses lhes dispensaram todo o apoio. Foi aí que surgiu a Associação Patriótica Alemã, cuja única finalidade era lutar pela liberdade e pela unidade da Alemanha. Esta associação deu origem, em começos de 1834, à Liga dos Proscritos, dirigida por Jacob Venedey e pelo dr. Theodoro Schuster. Venedey era um antigo docente da Universidade de Heidelberg, que se refugiara em França para escapar às perseguições da polícia. Em Paris, publicava o jornal O Proscrito, no qual, sem deixar de ser bom democrata alemão, manifestou simpatias pelos fourieristas.
A Liga dos Proscritos estava em estreita ligação com a Sociedade Francesa dos Direitos do Homem. Os estatutos da Liga continham o seguinte programa: “Libertação da Alemanha e aplicação dos princípios contidos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. Esses estatutos eram comunicados aos aderentes de grau inferior. Os estatutos da Montanha, isto é, dos membros de grau superior, continham um programa diferente; “Libertação da Alemanha e instauração de um regime democrático. Essa finalidade só poderá ser atingida mediante a instauração da igualdade social e política, da liberdade, da virtude cívica e da unidade do povo, primeiro nos países de língua alemã, depois no resto do mundo”.
Do mesmo modo que na Sociedade Francesa dos Direitos do Homem, na Liga dos Proscritos havia também uma ala direita (democrata-nacional) e uma ala esquerda (revolucionária-internacionalista). Em 1836, esta ala provocou a cisão e formou, sob a direção de Schuster, a Liga dos Justos, que em 1846 se transformou na Liga dos Comunistas.